Avaliação

Nossa avaliação será de forma construtiva e continuada, a cada aula, com conceitos de "A a D", onde os alunos se autoavaliarão individualmente e geral (turma), levando em consideração a participação de todos, individualmente, do professor e de toda a turma e seus desempenhos nos debates propostos em sala de aula, além da compreensão dos textos apresentados para os debates. Ainda, deverá constar na área destinada aos comentários, além da avaliação por conceitos, um registro (resumido) da aprendizagem significativa de cada aluno para cada dia de aulas em cada disciplina, além das avaliações em relação ao curso, metodologia, processo ensino-aprendizagem, professor/instrutor.



AVALIAÇÃO da AULA do DIA 21/08/2018:

Nossa aula inicial para esta nova turma de candidatos à primeira habilitação, teve a presença de alunos remanescentes da turma anterior para o complemento de curso.
Iniciamos com a apresentação do professor/instrutor, apresentação das tecnologias a disposição em sala de aula, apresentamos as propostas didático-pedagógicas para o curso, incluindo a WEBQUEST, criamos um canal de comunicação entre professor/instrutor e alunos (grupo no WhatsApp), discutimos alguns conceitos sobre legislação, incluindo legislação de trânsito, os poderes legalmente instituídos na república e suas funções, iniciamos debate sobre como se dá o processo administrativo para a primeira habilitação, propomos os temas para os debates nas próximas aulas, que ocorrerá no dia 22/08/2018 (cap. I e II do CTB), elegemos em sala os alunos que irão dirigir os debates.
Houve boa interação e participação dos alunos nos debates em sala de aula.
Aula muito satisfatória para o primeiro dia de aulas da turma.

Parabéns a todos os alunos e alunos.



Silvio de Moura Gomes
Mat. Detran/AL 8061




AVALIAÇÃO DA AULA DO DIA 22/08/2018:

Nossa aula nesta data, tratou da conclusão do tema: processo de habilitação ( como se dá esse processo), na disciplina de LEGISLAÇÃO de TRÂNSITO, buscando a compreensão por parte dos alunos, de como esse processo acontece, a partir do momento em que dirigem-se ao órgão de trânsito competente e solicitam a abertura de processo administrativo para um curso de primeira habilitação, até o momento da conclusão desse curso que, culminará com a aprovação no exame prático de direção veicular, junto ao órgão de trânsito do estado e posterior emissão do documento de habilitação. Em seguida, promovemos uma aula discursiva, sobre os temas constantes do capítulo I do CTB (disposições preliminares) e do capítulo II do CTB (do sistema nacional de trânsito), com debate sobre os temas propostos, dirigido pelos alunos previamente eleitos na aula anterior e mediado pelo professor/instrutor.

Houve boa interação e participação dos alunos nos debates em sala de aula.
Aula muito satisfatória para o segundo dia de aulas da turma.

Parabéns a todos os alunos e alunos.



Silvio de Moura Gomes
Mat. Detran/AL 8061








AVALIAÇÃO DA AULA DO DIA 23/08/2018:

Conforme havíamos programado, iniciamos a aula fazendo uma retrospectiva dos conteúdos que foram apresentados em sala de aula, até o momento, aproveitamos para esclarecer as dúvidas dos alunos em relação a esses conteúdos e iniciamos debates, que tratam de temas constantes do capítulo III do CTB (Normas Gerais de Circulação e Conduta), com a mediação dos debates, feita pelos alunos previamente eleitos nas aulas do dia 22/08/2018.

Houve boa interação e participação dos alunos nos debates em sala de aula, com diversos questionamentos sobre os temas apresentados em sala de aula.
Nossas aulas estão melhorando a cada dia. Os alunos estão compreendendo a proposta didático-pedagógica desta WEBQUEST e com isso, está ocorrendo uma maior interação e participação por parte deles (alunos), fazendo com que a aula tenha mais dinamismo.
Parabéns a todos os alunos e alunos.



Silvio de Moura Gomes
Mat. Detran/AL 8061








AVALIAÇÃO DA AULA DO DIA 24/08/2018:

Continuamos como planejado, seguindo com os debates que, tratam de temas constantes do capítulo III do CTB (Normas Gerais de Circulação e Conduta), com a mediação dos debates, feita pelos alunos previamente eleitos nas aulas do dia 22/08/2018.

A interação e participação dos alunos nos debates em sala de aula, cada vez se mostra melhor, com diversos questionamentos sobre os temas apresentados em sala de aula.
Nossas aulas estão melhorando a cada dia. Os alunos estão compreendendo a proposta didático-pedagógica desta WEBQUEST e com isso, está ocorrendo uma maior interação e participação por parte deles (alunos), fazendo com que a aula tenha mais dinamismo.
Parabéns a todos os alunos e alunos.


Silvio de Moura Gomes

Mat. Detran/AL 8061







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Nossa avaliação será de forma construtiva e continuada, a cada aula, com conceitos de "A a D", individualmente e geral (turma), levando em consideração a participação individual e de toda a turma e seus desempenho nos debates propostos em sala de aula, além da compreensão dos textos propostos para os debates. Ainda, deverá constar na área destinada aos comentários, as avaliações dos alunos em relação ao curso, metodologia, processo ensino-aprendizagem, professor/instrutor.



AVALIAÇÃO da AULA do DIA 25/07/2018:


  1. Cumprimento das tarefas: (A)
  2. Integração da turma: (A)
  3. Participação da turma na aula (C)
  4. Comportamento da turma (A)
  5. Cumprimento do horário (B)

18 comentários:

  1. Como os alunos serão avaliados em cada atividade?

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  2. Muito bom a aula de hoje, podemos aprender um pouco do que vem adiante sobre as diferenças condutor, proprietários etc...

    Alan Ueverton da Silva.

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  3. Meu nome e Alan, aula muito dinâmica e específica. E queria compartilhar com basmse no art.20 a 25
    Entendi que, a Polícia Militar, pode podem atuar nas infrações desde que a mesma tenha um documento formalizado junto a prefeitura para atuar no caso. (Maior exemplo são as blitz's da lei seca )
    Polícia rodoviária Federal - no âmbito de rodovias e estradas federais ( "Br 101- 104- 110-316...)
    Polícia Rodoviária Estadual -. Estradas estaduais (Sp, RJ, RS..)

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  4. REGISTRO ETNOGRÁFICO: DIA 21/08
    Aluno: Frederico Enrique Lima Vieira

    Aula produtiva, de forma expositiva e dialogada, mostrando numa visão geral, o processo para estar habilitado para dirigir. Aprendi o passo a passo dos processos para a habilitação, desde a entrada nos documentos até a prova prática.

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  5. REGISTRO ETNOGRÁFICO: DIA 22/08
    Aluno: Frederico Enrique Lima Vieira

    Aula produtiva, de forma expositiva e dialogada; aprendi a definição de trânsito, com base no capítulo primeiro do CTB. Aprendi sobre veículos e circulação em vias.

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  6. REGISTRO ETNOGRÁFICO: DIA 23/08
    Aluno: Frederico Enrique Lima Vieira

    Aula produtiva, de forma expositiva e dialogada; aprendi sobre órgãos públicos, suas formas e âmbitos de atuação, com base no capítulo segundo do CTB. Ex: CONTRAN, CETRAN, CONTRANDIFE, PRF, PM etc.

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  7. REGISTRO ETNOGRÁFICO: DIA 24/08
    Aluno: Frederico Enrique Lima Vieira

    Aula produtiva, de forma expositiva e dialogada; aprendi sobre formas de ultrapassagem, normas de trânsito, conduta recomendada para que acidentes sejam evitados e que o domínio sobre o veículo prevaleça, tudo isso com base no capítulo terceiro do CTB.

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  8. Meu nome é ROSICLEIDE, iniciei minhas aulas teóricas no dia 21/08/18. Aulas produtivas, com bastante diálogo e participação de todos. Alunos e professor interagindo para para um entendimento.
    Percebi que o primeiro capítulo mostra definições importantes para o entendimento das normas do CTB a todo trânsito em vias terrestres.
    Ressalta também que o trânsito é um direito de todos, responsabilidade do poder publico que dara prioridade em suas acoes a defesa da vida.

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  9. meu nome e ROSICLEIDE Crasto, 03/09/18 a aula foi sobre Direcao Defensiva, a metodologia aplicada pelo professor/instrutor foi de forma clara e objetiva foi uma aula expositiva e dialogada.Facilitando a aprendizagem e assimilacao do conteúdo ministrada. A aula de direção defensiva foi discutida como também mostrou a importância e a responsabilidade de cada condutor no trânsito em geral.
    Mostrou que as boas práticas no trânsito contribui para a segurança nas vias,que acaba sendo uma medida de prevenção. Permitindo você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com voce ,com seus acompanhantess, com seu veículo e com outros condutores.
    Entendi que a direção defensiva tem a ver com um modo mais responsável de dividir,na tentativa de se livrar de situações supostamente perigosas e evitar dessa forma acidente.

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  10. Meu nome ROSICLEIDE Crasto 04/09/18 aula sobre meio ambiente e cidadania. A metodologia aplicada pelo professor Silvio, foi com bastante clareza, foi uma aula com exposição dialogada, participativa, utilizando multimídia para ilustrar e discutir o conteúdo, com pausas estratégicas para discussão.mostrando que cada condutor tem que desenvolver uma consciencia de cidadania para o trânsito, bem como de respeito e de conservação ao meio ambiente.
    Entendi que como aluna e futura condutora preciso reconhecr_se como membro participativo em meio a sociedade onde vivo.Compreendendo as difrencasd individuais para melhorar o relacionamento interpessoal.
    Tomar consciência que para melhorar o trânsito é necessário o CTB e praticar o respeito mútuo como também ter conhecimento dos danos cadanos ccausados por veículos automotores ao meio ambiente e as medidas adequadas para reduzir os poluentes produzidos por veiculos. Agradeço o conhecimento compartilhado.

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  11. REGISTRO ETNOGRÁFICO: DIA 28/08
    Aluno: Frederico Enrique Lima Vieira

    Aula produtiva, de forma expositiva e dialogada; foi debatido sobre a legislação do trânsito, e eu pude aprender sobre sinais de trânsito e componentes obrigatórios dos veículos.

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  12. REGISTRO ETNOGRÁFICO: DIA 29/08
    Aluno: Frederico Enrique Lima Vieira

    Aula produtiva, de forma expositiva e dialogada; "finalizamos" a legislação de trânsito introduzindo conceitos de direção defensiva. Aprendi sobre a sinalização em vias em casos de acidente com as variáveis do tempo.

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  13. REGISTRO ETNOGRÁFICO: DIA 30/08
    Aluno: Frederico Enrique Lima Vieira

    Aula produtiva, de forma expositiva e dialogada; iniciamos a disciplina de direção defensiva, onde pudemos conhecer e debater alguns casos reais de dirigir defensivamente. Aprendi e fixei o conhecimento de que nunca devemos nos deixar levar pela pressa, ou descontar no trânsito as nossas emoções do momento.

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  14. REGISTRO ETNOGRÁFICO: DIA 03/09
    Aluno: Frederico Enrique Lima Vieira

    Aula produtiva, de forma expositiva e dialogada; conversamos sobre a sinalização viária e os seus tipos; pude aprender os diversos tipos de placas de sinalização ex: Explicativa etc.

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  15. REGISTRO ETNOGRÁFICO: DIA 04/09
    Aluno: Frederico Enrique Lima Vieira

    Aula produtiva, de forma expositiva e dialogada; iniciamos a disciplina de meio ambiente e cidadania, nela pude reforçar saberes e valores adquiridos desde muito novo quanto a não poluir os locais por mim frequentados, pensar no bem comum etc.

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  16. REGISTRO ETNOGRÁFICO: DIA 05/09
    Aluno: Frederico Enrique Lima Vieira

    Aula produtiva, de forma expositiva e dialogada; iniciamos a disciplina de primeiros socorros, aula muito interessante, onde pudemos saber das primeiras reações em casos de acidente ou emergências.

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  17. Me chamo Patricia Lima dei inicio as aulas no segundo dia de 28-08-2018,e confesso que achei a aula super dinâmica onde o professor é bem interativo facilitando um entendimento objetivo com relação aos conteúdos, onde o mesmo traz o aluno para que ele possa interagir com relação ao conteúdo dado. O primeiro assunto que vimos foi sobre legislação de transito onde podemos observar como funciona o sistema nacional de transito onde vai estabelecer objetivos básicos para uma boa educação, fiscalização e cumprimento diante da política nacional de transito, conhecemos também os órgãos normativos, consultivos e coordenadores que são: contran,cetran, contradife. os órgãos executivos, responsáveis pelo cumprimento das leis de transito federais que sao: denatran, d.n.i.t e p.r.f e com isso vem os estaduais que são: detran, d.e.r, cinetran e p.m e por fim os municipais que são: departamentos municipais de transito e juntas administrativas de recursos de infrações. Com isso observei o quanto é importante ter conhecimento sobre o tema que se faz necessário durante o nosso dia para transformar o trafego de veículos mais seguros e conferir o respaldo legal para qualquer ação que ele cause. Em seguida aprendemos também sobre a sinalização de transito o quanto é importante para organizar a circulação de veículos e pessoas nas vias publicas através de informações relevantes para a movimentação do trafego visando a segurança dos usuários, com isso se faz necessário conhecer cada sinalização. Outro assunto de importância é com relação a direção defensiva onde mais do que qualquer outra coisa é dirigir de forma a planejar suas ações no transito evitando acidentes independente das condições externas, também é de grande importância a questão do comportamento no transito porque também influencia muito na hora de dirigir. dirigir sempre com atenção para poder prever o que fazer com antecedência e tomar decisões certas para evitar acidentes. Outra questão relevante é a do meio ambiente onde observamos que o transito é um dos muitos problemas no meio ambiente onde suas principais causas são os gases poluentes, poluição sonora, atmosférica e visual. temos também que ter consciência que o lixo jogado de dentro do veiculo traz sérios problemas ao meio ambiente como: lixos acumulados em terrenos baldios, acumulados nos rios. O transito ainda é um dos grandes responsáveis pela morte de vários animais, devido ao descaso a sinalização e ao limite de velocidade permitido nas vias urbanas e rodovias. além desses assuntos também observamos a importância dos primeiros socorros no transito onde o atendimento por pessoas que estão no local e presenciaram ou até mesmo provocou o acidente é de extrema importância pelo menos saber ter um treinamento pratico para saber lidar com aquela situaçao de ação imediata e por vezes simples para poder melhorar a chance de sobrevida de uma vitima ou evitar que ela fique com grave sequelas. Sempre nesses momentos mantendo a calma, garantindo a segurança, sinalizando o local do acidente, pedir socorro e realizar algumas ações com as vitimas. Contudo, todos esses conteúdos estudados e debatidos que possamos tirar conhecimento e aprendizado para os futuros condutores para saber lidar no transito em nosso dia-a-dia. foi de grande relevância todo esse material, debates e juntamente com os ensinamentos professor Silvio é que termino as aulas teóricas com os conhecimentos aqui estudado.

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